Habemus Papam: Cardeal argentino é eleito em conclave papal para ocupar o maior cargo da Igreja Católica

Foi eleito no conclave papal desta quarta-feira (13/03) o argentino de 76 anos, Jorge Mario Bergoglio. Ele ocupará o cargo de seu antecessor, Bento XVI, comandando a Igreja Apostólica de Roma.

O anúncio foi feito pelo cardeal-diácono francês Jean-Louis Tauran, que era o mais velho do grupo formado por 115 cardeais, como manda a tradição. O novo papa já escolheu seu nome no pontificado, que será Papa Francisco I.

O nome do argentino não estava na lista dos mais cotados para assumir o cargo. Nela havia, inclusive, um brasileiro, Dom Odilo Scherer e o italiano Dom Scola.

A primeira benção dada pelo pontífice 'Urbi et Orbi' (para Roma e para o mundo) aconteceu por volta das 16h30min. da tarde desta quarta e lotou a Praça São Pedro. Da varanda central da Basílica de São Pedro, os fiéis, que acompanhavam ansiosos a escolha papal, puderam ver pela primeira vez o primeiro latino-americano à frente da Igreja Católica.

A fumaça branca, que indicou a conclusão da eleição do novo papa, pôde ser vista às 15h08, no horário de Brasília, quando em Roma eram 19h08min. A multidão festejou ao saber que o papa já havia sido escolhido e houve até o toque dos sinos da Basílica.

Jorge Mario Bergoglio formou-se em engenheiro químico, mas optou, em seguida, pela vida religiosa. No ano de 1958, entrou para a Companhia de Jesus, depois de passar pelo seminário de Vila Devoto. Já foi também professor de literatura e psicologia em colégios, sendo um em Santa Fé e outro em Buenos Aires, capital argentina.

Agora, entra à frente da Igreja que, por séculos, foi considerada a mais influente do mundo e tem a missão de recuperar a boa imagem - comprometida diante dos escândalos de abusos sexuais envolvendo membros da própria Igreja - e manter a fé.