Tráfego de caminhões é proibido na via Anchieta próximo ao porto de Santos

A explosão de seis tanques de combustível no bairro da Alemoa, em Santos, na última quinta-feira (02), trouxe prejuízos para os caminhoneiros que passam pelo km 39 da margem direita da rodovia Anchieta. Desde as primeiras horas da madrugada desta segunda-feira (06), o tráfego de caminhões está proibido no local. De acordo com a Ecovias, concessionária responsável pela via, a proibição é para evitar a formação de congestionamentos perto do acesso ao porto.

A alternativa para os caminhoneiros é trafegar pela margem esquerda da via, que está liberada e que dá acesso ao Guarujá e a Cubatão. Uma segunda opção é retornar para onde vieram. Quem preferir, pode ainda parar em um bolsão de estacionamento.

A Ecovias também informou que ainda não há previsão para que o fluxo de caminhões volte ao normal. Segundo a concessionária, tudo depende de quando o fogo vai ser controlado. O bloqueio não inclui outros tipos de veículos, como carros, motos e ônibus.

A explosão aconteceu há quatro dias na sede de uma empresa de armazenagem de combustíveis e, mesmo assim, as chamas ainda não foram controladas. A temperatura no local pode chegar aos 800ºC, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros. Pelo menos quarenta tanques que resistiram à explosão estão sendo resfriados para impedir que o fogo se alastre e os atinja.